Reflorestamento: Entenda como ele é realizado para preservar biomas e o seu impacto direto para a população

Reflorestamento: Entenda como ele é realizado para preservar biomas e o seu impacto direto para a população
O reflorestamento é um tema ambiental que tem ganhado força ao redor do mundo, principalmente sobre o impacto dele na vida do planeta terra e na relação entre pessoas x meio ambiente.
É por esses motivos que o reflorestamento nunca se fez tão urgente e necessário como nesses tempos. O Brasil, por exemplo, possui uma meta de plantar 12 milhões de hectares de floresta até 2030, conforme foi decidido no acordo de Paris, em 2015. Apesar disso, até o momento 79,1 mil hectares foram recuperados e isso corresponde a menos de 1% da meta.
Hoje, você saberá como o reflorestamento é capaz de impactar a vida em sociedade, além de conferir quais os tipos de reflorestamento que existem.
Entendendo o reflorestamento
O ato de reflorestar consiste em uma atitude ambiental que tem o propósito de recuperar áreas que por forças naturais ou humanas perderam a sua vegetação. Nesse sentido, o reflorestamento envolve plantar mudas de árvores nesses espaços, trazendo novamente a fauna e flora deste local, além de preservar os biomas, em palavras mais claras, fazendo desse espaço um meio ambiente de verdade novamente.
Além disso, é importante entender a diferença entre florestamento e reflorestamento.
✓ Florestamento: O florestamento acontece quando é realizado o plantio de árvores em locais que antes não tinham vegetação, ou seja, esses locais não eram florestas.
✓ Reflorestamento: Conforme foi discutido, o reflorestamento diz respeito a recuperação de espaços que já tiveram florestas, plantando novas mudas de árvores.
Conheça os tipos de reflorestamento
O reflorestamento em áreas degradadas pode ser realizado de duas maneiras, de forma heterogênea e homogênea. Na modalidade heterogênea, é realizado o plantio de diversas espécies de árvores na mesma área. No modo homogêneo é realizado o plantio de apenas uma espécie de vegetação em determinada área.
Já os tipos de reflorestamento consistem em dois: o reflorestamento ecológico e o reflorestamento comercial.
1 – Reflorestamento ecológico
O propósito do reflorestamento ecológico é a preservação ambiental e a conservação das espécies da fauna e flora. Neste sentido, os plantios realizados são de árvores nativas, árvores que são comuns àquela região e que se adaptam bem ao ecossistema do local.
Árvores frutíferas também podem ser plantadas, dessa maneira, insetos e outras espécies da fauna são atraídos e o ciclo de recuperação de áreas degradadas se torna mais eficiente.
2 – Reflorestamento Comercial
Siderúrgicas e empresas ligadas à produção de papel são as que mais realizam o reflorestamento comercial, isso porque o objetivo desse tipo de reflorestamento é utilizar a madeira reflorestada na fabricação de móveis, objetos de decoração e até na construção civil.
Eucalipto e Pinus são as árvores mais plantadas e, no caso do primeiro, por volta de sete anos após o seu plantio já pode ser colhido, as espécies Mogno Africano e a Teca, também são bem vindos no reflorestamento comercial.
Veja vantagens do reflorestamento: impacto direto na vida em sociedade
- Combate ao aquecimento global: Resulta na vida saudável do planeta, seres humanos na sociedade e animais em seus habitats.
- Manutenção da biodiversidade: Preservação de biomas e vegetação nativa.
- Fonte de alimentos: Consumidos tanto por nós, quanto pelos animais do local.
- Recuperação de nascentes: Ajuda a evitar falta de água.
- Diminuição das altas temperaturas que estamos enfrentando: Favorece a vida em sociedade, com um clima muito mais natural e agradável para se viver.
A Coedra leva o meio ambiente a sério e é por esse motivo que todo o reflorestamento que é desenvolvido por nós, segue os padrões de assertividade e qualidade para o bem-estar do meio ambiente.