Ferramentas tecnológicas indispensáveis no canteiro de obras
Ferramentas tecnológicas indispensáveis no canteiro de obras
A construção civil não existiria de modo tão eficiente, preciso e excelente como se mostra hoje se não fosse a tecnologia. Com o passar dos anos as ferramentas tecnológicas moldaram não apenas a maneira de construir, mas de gerir projetos de construção, gerar otimização, economia e etc.
Hoje, você entenderá a relevância e quais são alguns dos instrumentos tecnológicos usados no canteiro de obras.
Conheça ferramentas tecnológicas essenciais na construção civil
As ferramentas tecnológicas fazem parte da gestão como um todo das construções e proporcionam ao canteiro de obras benefícios essenciais para o seu resultado final de uma obra. Conheça agora alguns desses instrumentos!
- Drones
Os Drones são veículos aéreos não tripulados (VANTs) equipados com câmeras de alta resolução e sensores. A função deles em um canteiro de obras é capturar imagens e vídeos detalhados, que são transmitidos em tempo real para operadores em solo.
Esses equipamentos utilizam tecnologia de fotogrametria, logo, os drones criam mapas 3D e modelos digitais do terreno, permitindo uma visão panorâmica do canteiro de obras.
Vantagens:
– Monitoramento aéreo detalhado.
– Redução de riscos aos trabalhadores em ambientes perigosos.
– Devido ao monitoramento, é possível realizar ajustes rápidos e precisos.
- Softwares de Gerenciamento de Projetos
Softwares de gestão de projetos são plataformas digitais que combinam dados gráficos e não gráficos em um modelo 3D detalhado. Eles integram diferentes áreas, como arquitetura, engenharia e construção, em um único modelo, facilitando a colaboração entre as equipes do canteiro de obras.
Vantagens:
– Simulação de várias fases dos projetos.
– Identificação de possíveis problemas antes da construção.
– Armazenamento de informações detalhadas sobre cada componente da construção.
- Sensores e Dispositivos IoT (Internet das Coisas)
Sensores e dispositivos IoT são equipamentos pequenos que podem medir diversas condições em um canteiro de obra, como temperatura, umidade, vibração e deformação. Eles são instalados no canteiro de obras ou em estruturas específicas e coletam dados em tempo real e os transmitem via rede (Wi-Fi, Bluetooth, etc.) para um sistema centralizado de monitoramento.
Vantagens:
– Alertam sobre possíveis problemas e otimização de processos operacionais.
– Impulsionam a eficiência das construções.
– Monitoramento contínuo.
- Impressoras 3D
As Impressoras 3D são dispositivos que criam objetos tridimensionais adicionando material em camada por camada, geralmente plásticos, resinas ou concreto. Através de um modelo digital 3D usando software CAD, esse modelo digital é enviado para a impressora 3D, que deposita material em camadas sucessivas para construir o objeto físico.
Estas impressoras são usadas para criar estruturas completas em concreto, acelerando a construção e garantindo alta precisão e qualidade.
Vantagens:
– Desenvolvimento de protótipos;
– Criação de componentes arquitetônicos personalizados;
– Liberdade de design inovador
Coedra: Sinônimo de inovação e tecnologia
Para nos mantermos atualizados e altamente competitivos no mercado, a Coedra sempre investiu em estudos de aprimoramentos e de ferramentas tecnológicas. Os nossos projetos contam com instrumentos tecnológicos que são indispensáveis para entregar obras cada vez mais otimizadas, eficientes e de alta qualidade para os nossos clientes.
Texto: Gabriela Xavier