Manejos inteligentes na construção civil são primordiais para o bem-estar da comunidade do entorno
Manejos inteligentes na construção civil são primordiais para o bem-estar da comunidade do entorno
A construção civil é uma área que possui papel primordial para o desenvolvimento da sociedade, com impacto na transformação e inovação urbana e até mesmo no planejamento de vida de muitas pessoas.
Por ser um setor que está intimamente ligado ao espaço urbano, a atuação da construção civil tem impacto direto na vida em sociedade, mais especificamente na comunidade do entorno do campo de obras de uma construção.
Nesse sentido, confira manejos do setor que são inteligentes e que não podem deixar de serem inseridos no canteiro de obras de qualquer construção civil, para o bem-estar da população do entorno.
- Gestão de resíduos
A implementação de sistemas de gestão de resíduos eficientes em canteiros de obras, garantem a correta destinação dos materiais descartados na construção, evitando impactos negativos na saúde pública e no meio ambiente.
A ideal segregação, coleta e destinação dos resíduos gerados pela obra evita a poluição do solo e da água da região, além de reduzir potenciais riscos à saúde pública.
- Segurança para o trânsito
A implementação de medidas para garantir a segurança no trânsito ao redor da obra é de extrema importância para cuidar das vidas que transitam pelo local.
É necessário inserir sinalização adequada e realizar desvios planejados ao redor do canteiro de obras. Essas ações são de alta relevância para garantir tanto para motoristas quanto para pedestres, a segurança ideal ao passarem pelo local, contribuindo para prevenir acidentes e preservar o bem-estar da comunidade local.
- Controle de poeira
A implementação de medidas para controlar a emissão de poeira proveniente da construção, também é outra grande medida que para muitos pode não ser importante, mas que impacta positivamente o bem-estar da população ao redor.
O uso de telas e aspersão de água, por exemplo, são mecanismos que ajudam a melhorar a qualidade do ar na região e a proteger a saúde dos moradores locais.
- Uso de materiais e revestimentos que promovam qualidade sanitária
Quando os canteiros de obras optam por utilizar materiais que sejam fáceis de limpar e que não acumulem sujeira, bactérias ou fungos, isso contribui para a preservação de um ambiente higiênico e saudável para a população ao redor da obra.
- Controle de água e energia evitando desperdícios
É importante também que as empresas de construção civil apostem em sistemas de controle e monitoramento de consumo de água e energia, tudo para que desperdícios sejam evitados. Dessa forma. o uso de água e energia da comunidade do entorno não será comprometida.
A Coedra é exemplo de compromisso com a população que vive ao redor do canteiro de obras, além da preservação do meio ambiente desses locais. Com uma equipe de qualidade e equipamentos de alta tecnologia, as construções conseguem atingir os resultados esperados e preservar a qualidade de vida da comunidade do entorno.